quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Quanto custa realizar um sonho?



A pergunta pode parecer absurda, já que seria praticamente impossível calcular o custo de um sonho. Qualquer economista ficaria louco com essa tarefa. Já os poetas e filósofos adorariam a questão, desenvolveriam laudas e laudas sobre o tema. Para o cálculo científico do problema, precisaríamos estabelecer claramente o que é um sonho. Questão preliminar que soaria como uma piada.

Obviamente, o custo de um sonho varia de acordo com o sonho de cada um. Por isso não é fácil chegarmos a um calculo genérico. Mas ainda, a realização de um sonho exige muitas etapas da sua vida, períodos durantes os quais consumimos muitos recursos, seja para realizar o sonho, seja para permanecermos vivos. Tal fato torna ainda mais difícil a tarefa de contabilizar o custo do sonho, mesmo que seja o nosso próprio sonho.

Quem lê o blog sabe que o sonho deste humilde marinheiro sonhador é trabalhar num navio-escola, armado para realizar pesquisas marinhas e ensinar a adolescentes e jovens a conhecer, amar e respeitar o mar. Diz o dito popular que sonhar não custa nada. “E o meu sonho é tão real...” como completaria o samba. Verdade ou não, o ócio criativo e a facilidade de pesquisar o preço de alguns itens desse sonho pela internet me levaram a devanear um pouco e eu resolvi buscar algum navio que se prestasse a esse fim. Acho que encontrei o que procurava, mas descobri que ainda que não custe nada sonhar, realizar o sonho é diferente. Vejam bem as maravilhas de navios que encontrei:

Mary Anne – 216’ Gdansk Poland Barquentine





Equipado atualmente para embarcar pelo menos 50 pessoas, ecologicamente construído para cruzeiros de pesquisa, educação, turismo e lazer. O link para as especificações completas é:


Detalhe para o “precinho”: US$ 4.250.000.


Bom, já que chegamos a esse montante, resolvi continuar procurando, só pra comparar os similares, e encontrei este navio que é literalmente um sonho:

Caledônia – 245’ Cooks & Welton 75 Passender Barquentine





Equipado atualmente para embarcar pelo menos 100 pessoas, construído para cruzeiros de pesquisa, educação, turismo e lazer e pronto pra navegar. O link para as especificações completas é:


Confere lá o “precinho”: US$ 12.474.600. Apenas!


Bem, diante desses preços, sou forçado a começar a acreditar que não poderia arcar com o preço desse sonho, a menos que recorra aos ensinamentos de Raulzito: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. Recentemente, lancei uma campanha no meu orkut. Nunca se sabe né?! O slogan era: Me empresta 250 mil, pago em abril. Até agora, infelizmente, não obtive retorno, mas quem sabe?! Acho mesmo que entre meus amigos de orkut vai ser difícil, mas vai que alguém conhece alguém que conhece alguém que não tem nada pra fazer com esse dinheiro e também acha legal sonhar e navegar e ensinar crianças e adolescentes a amar o mar. Só queria fazer uma pequena retificação.

Agora é: Me empresta US$ 15 milhões, pago nas próximas encarnações!

Ironias à parte, recuperado do susto, concluo que realizar um sonho custa muito aprendizado, muita parceria, muita preparação. Os valores financeiros envolvidos nessa tarefa podem assustar, mas são tangíveis se forem divididos: em etapas, entre pessoas. Não sei quanto custou até agora realizar o meu sonho, mas sei que não teria condições de arcar com esse custo sem a ajuda de todos que me cercam. Talvez o valor do navio esteja fora de alcance atualmente, mas as diversas etapas do sonho continuam aí para serem cumpridas, e é imperativo que se faça sempre aquilo que se pode fazer no momento, até que possamos fazer tudo o que resta de maneira mais simples.

Apesar dos obstáculos, continuo acreditando, e cada vez mais, que este sonho irá se concretizar. Creio ainda que não precisarei comprometer minhas próximas encarnações para consegui-lo, mas descobri finalmente que o custo de um sonho, pra quem quer que seja e pra todos os outros que acreditam, é exatamente igual a todos os recursos disponíveis por todos. Pra quem vive e busca seus sonhos, eles valem exatamente tudo o que se tem, somado a tudo que nossos parceiros podem nos ajudar a conseguir.


Isto posto, meus amigos, este humilde sonhador marinheiro acredita que pode dizer algo de útil sobre essa questão. Quanto custa realizar um sonho? Tudo o que você tem pra oferecer! Poderia custar menos?

Um comentário:

David Coutinho disse...

Legal amigo!!! Seu sonho é um "pouco grande", mas os meus são bem pequenos, costumo viver a realidade apenas, mas tenho meus sonhos... Pois quem dorme sem sonhar, morre dormindo, então eu sonho até acordado... Valeu!!! Abraços!!!